quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Solidariedade: Site ajuda moradores de rua


Criado por dois estudantes de Porto Alegre, João Burzlaff Lopes e Bruno Stein, o site 'Mendigo Urbano' é uma iniciativa criada para ajudar e dar oportunidades a moradores de rua. Idealizado a partir do conceito padrão de 'compras coletivas', o site tem como objetivo reunir a população em prol de uma causa muito nobre: ajudar ao próximo.
O site vende, de forma fictícia, o passe dos mendigos que se interessam em participar do projeto. O valor total desse passe é de R$ 250,00, o necessário para conseguir um Kit Mendigo, que conta com itens relevantes para a sobrevivência, como cestas básicas, roupas e cortes de cabelo. Claro que não é preciso desembolsar toda essa grana para ajudar alguém! Qualquer valor é aceito! "Assim que o passe de um morador de rua for completamente vendido, ele receberá o Kit Mendigo a que tem direito”, explicam os organizadores do projeto.
Assim que o internauta compra parte do passe de um mendigo, ele recebe um certificado de posse dessa porcentagem e pode entrar para o ranking de investidores, exibido na Home do portal.
Existe ainda a possibilidade de você sugerir um mendigo da sua região para integrar o Mendigo Urbano e tudo isso sem burocracia alguma. Basta fornecer informações básicas como o apelido dele, a cidade onde mora e o motivo pelo qual ele merece participar desse projeto.

"Não tratamos seres humanos como mercadorias. Ninguém é comercializado no site e tentamos deixar isso claro. Eu pediria que fossem à rua perguntar para pessoas nessa difícil situação se elas não gostariam de receber roupas e alimentos. Mesmo pouco, tenho certeza que é de grande ajuda. Além disso, nós tentamos, mais do que qualquer coisa, chamar a atenção da população e órgãos públicos para esse delicado tema", esclarece o administrador do site.
Acredito que seria muito importante que não dessem apenas esse kit básico, mas que também recuperassem os documentos, como carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, em parceria com instituições públicas e também dessem condições para conseguirem uma colocação no mercado de trabalho. Seria um grande passo!
A idéia é muito boa! Tomara que essa moda pegue!

Nenhum comentário: