domingo, 9 de janeiro de 2011

Itu tem novo Secretário de Cultura



No último dia 04 de janeiro, foi anunciada a nomeação do historiador e museólogo Jonas Soares de Souza como novo Secretário Municipal de Cultura de Itu.
Jonas é graduado e pós-graduado em História, com especialização em Museologia e Patrimônio Cultural.

No mês passado, o historiador também tomou posse como presidente do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Itu.
Mas, o que, realmente, se espera de um secretário de cultura?
Bom, sabemos que não basta ser historiador, museólogo e nem só apaixonado pela cultura. Para ser um bom secretário de cultura, é preciso ter "pulso firme"; é preciso ter novas idéias, e mais do que isso: saber executá-las, tirá-las do papel.
A cidade de Itu, que é rica em cultura, anseia por um secretário com visão.
A imagem da cidade lá fora é de suma importância. É bom sim ter a fama dos exageros, mas não pode, de forma alguma, ser esquecida, ser marginalizada, os outros atributos de Itu, como o "Berço da República", "A Fidelíssima", "Roma Brasileira", dentre outros, os quais precisam ser melhor divulgados lá fora (e também aqui dentro...).
É preciso sim, manter as tradições culturais locais, preservar o patrimônio cultural da cidade, mas não pode se esquecer de olhar para o futuro.

E um bom exemplo disso é a preocupação com novas alternativas de entretenimento cultural como teatro, por exemplo. Itu merece um grande teatro. As pessoas que aqui vivem, na verdade, nem estão acostumadas a frequentar esse tipo de entretenimento. A maioria prefere trocá-lo por shopping e cinema, dada a falta de opção e incentivo à tal prática. Neste quesito, a vizinha Salto nos dá "um banho"!
Ainda na seara "futuro", seria muito importante a luta para a vinda de uma unidade do Sesc para nossa cidade, o qual tem como característica serviços voltados para a
 educação, saúde, cultura, lazer e assistência. Cidades como Birigui e Catanduva, com cerca de 100 anos e 110 mil habitantes, ou seja bem mais novas e menores que Itu, já possuem uma unidade do Sesc, e Itu, com sua riqueza cultural, fama e uma gigantesca história de 400 anos... ainda não tem.
A necessidade de uma melhor divulgação do Festival de Artes de Itu, sobretudo aos jovens também deve entrar no rol de desafios do novo secretário.

Bom... esses são alguns exemplos de atitudes que a população espera de um secretário de cultura. Alguém com idéias novas; Alguém que lembre sim do passado, mas com olhar no futuro!
Boa sorte, Sr. Jonas!


3 comentários:

Anônimo disse...

è Eduardo, precisamos de renovação na secretaria de cultura e, espera-se que melhore!

Anônimo disse...

Concordo com você

Anônimo disse...

Eduardo, infelizmente acho que não será desta vez.São poucos que pensam como você.
Adorei a matéria e quero aproveitar para lhe parabenizar pelo blog.