quarta-feira, 8 de junho de 2011

SWU em Itu. Bom ou ruim?


O Festival SWU, evento de música e sustentabilidade realizado ano passado em Itu, reuniu 164,5 mil pessoas. Mais que a população da cidade. Esse ano, entretanto, nossa cidade tem uma concorrente para sediar o mega evento: Paulínia.
Em 2010, hotéis, campings, taxistas, comerciantes, hipermercados e ambulantes, todos ficaram cheios de serviço! Até residências comuns foram alugadas para abrigar os visitantes. Enfim, tudo lotado!  Em contrapartida, a imagem da cidade para o mundo foi simplesmente fantástica! Nas principais mídias, como Globo, UOL e toda a internet, só se falava em Itu. Aumento da receita da cidade. Só de ISS foram arrecadados cerca de 1 milhão de reais (e parabéns ao prefeito, pois acho que tem que ser cobrado imposto sim!). Sem contar que aqueles que ganharam para trabalhar no evento, teoricamente, gastaram todo o dinheiro aqui mesmo. Bom para todo o comércio ituano.
Portanto, pontos negativos e positivos para a cidade. Restam, agora, algumas questões: na verdade, o SWU foi bom ou ruim para Itu? Compensaria sediar a edição 2011? Será que não seria ideal uma melhor formatação de preparação da nossa cidade para receber o mega evento? Ou seria um desperdício deixar o festival ir para outra cidade? Será que nossos vereadores se importaram de verdade com o mega evento em nossa cidade? Bom, a única coisa que comento é que enquanto tivermos em nossa cidade os mesmos vereadores de sempre, Itu não vai crescer o quanto merece. Estes mesmos nunca darão ouvidos aos eventos e atitudes dos jovens!
A coletiva do festival que aconteceria nesta quarta, dia 08 de Junho foi adiada. A organização do SWU informou uma nova data, dia 28 de Junho, dia em que, finalmente, saberemos onde o será a edição 2011 do festival.
Deixo aqui o espaço para vocês comentarem. Ao lado, deixei uma enquete para vocês responderem: "Na sua opinião, como foi o SWU 2010 para a nossa cidade?". Participem! Até o próximo post!

2 comentários:

felipe disse...

Realmente Eduardo você está coberto de razão, enquanto não mudar esses mesmos vereadores da cidade, Itu vai continuar eternamente essa cidade pacata. Falta muita competência por parte deles.
A respeito do SWU, foi um mega evento no qual a cidade em si deveria estar muito mais preparada para comportar todas as pessoas que vieram prestigiar o evento, pois gerou empregos, sem contar o aumento financeiro considerável para os comerciantes e a imagem da cidade para o país inteiro.

Renata Bueno Assumpção Zucculin disse...

pois concordo 100% pena que perdemos, só lamento.....