quarta-feira, 22 de junho de 2011

Corpus Christi em Itu


Nesta quinta-feira, dia 23 de junho, acontece a tradicional procissão de Corpus Christi (Corpo de Cristo).
As principais ruas do centro da cidade são enfeitadas com serragens coloridas, cal, pó de café, casca de ovo, tampinhas de garrafas, palha de arroz e flores.
A celebração de Corpus Christi surgiu na Idade Média e acontece na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, segundo o calendário católico.
É uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorado no país desde a chegada dos portugueses.
A tradição de fazer o tapete com folhas e flores vem dos imigrantes açorianos. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares onde chegaram seus imigrantes, como por exemplo Florianópolis.
O barroco enriqueceu esta festa com todas as suas características de pompa. Em todo o Brasil esta festa adquiriu contornos do barroco português. Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, música, expressões de grandeza.
A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
Em Itu, a procissão acontece há cerca de 46 anos, passando pela rua Rua Barão do Itaim, Praça da Independência, Rua Floriano Peixoto, Praça Padre Anchieta e Rua Paula Souza, tendo destino final na Igreja da Matriz N. S. Candelária.
A arte dos tapetes é feita por jovens, artistas e voluntários de todas as Paróquias de Itu.
Esse ano, por determinação do novo Bispo Diocesano, Dom Vicente, a procissão que todos os anos tem uma edição na Cidade Nova, ocorrerá apenas nas ruas do centro da cidade de Itu.
Fica aqui, então, o convite a todos os jovens da região da Cidade Nova a se deslocarem até o centro de Itu e juntarem-se à nós na confecção dos lindos tapetes para a passagem da procissão do Corpo de Cristo.

Nenhum comentário: