sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Opinião - Entretenimento em Itu


De 10 jovens ituanos perguntados, 10 respondem o mesmo: "Itu não tem opções em entretenimento..."; ou pior e mais corriqueiro: "Final de semana, vou para Indaiatuba ou outra cidade me divertir...". Sou um jovem ituano que se preocupa muito com nossa cidade. A cultura em nossa cidade é importante? Com certeza. Valorização e Entretenimento aos idosos é importante? Claro! Preservação do patrimônio histórico é importante? Sem dúvida.
Mas... e a juventude? Não é importante? Não vale nada? Não tem voz, nem vez? É incrível como em nossa cidade, o jovem é realmente marginalizado, ou seja, colocado à margem! Quando querem proporcionar algo mais jovem, pensam que é só trazer um show ou outro para assistirmos. E tá tudo certo! O jovem de Itu quer mais! O jovem de itu precisa de mais!
É preciso sim locais fixos de entretenimento em nossa cidade.
É necessário que se faça em Itu um projeto (executável) de um local estratégico, tipo uma avenida, um bairro, sei lá... um local onde possam ser instalados bares, discotecas, restaurantes, sem que sejam incomodados. Um lugar PRÓPRIO para eles. Lá seria um ponto de referência do entretenimento em Itu! Tipo em Indaiatuba. Avenidas,  praticamente, só de diversão.
Vou ainda mais longe: com incentivos de natureza fiscal, a fim de "chamar" investidores do ramo para nossa cidade. Claro... para aquele local específico.
Garanto que iria ser um sucesso!
É algo até estratégico e inteligente: concentrando a juventude em um só lugar, é possível designar policiamento mais reforçado para aquele local, proporcionando assim uma melhor segurança e fiscalização dos nossos jovens. Até porque, em todo o lugar, sempre tem aqueles que abusam, né...rsrs
Fala-se tanto em tirar os jovens das drogas, em juventude sadia... Sabemos que dançar, cantar, se sociabilizar é sim meios alternativos para afastar nossos jovens do que não presta.... Quem disse que em barzinhos, danceterias só existe coisa ruim? De forma alguma! Namorar é sadio, dançar é sadio, cantar, se divertir... é tudo sadio! Garanto que os pais dos jovens prefeririam que seus filhos estivessem na cidade do que pegar perigosas rodovias à noite, ainda mais após uma balada. Estou escrevendo tudo isso, pois cada dia mais recebo e-mails e mais e-mails de jovens criticando o fechamento de barzinhos, casas noturnas aqui em Itu. É complicado... Mas, para uma mudança radical em nossas leis, em nossa cidade, somente com uma mudança radical em nossos legisladores! São eles os responsáveis pelo progresso ou regresso do município. Quando se fala em futuro da cidade, logo pensa-se apenas na figura do prefeito; esquece-se que quem faz/aprova as leis são os vereadores. Mas... esperar o quê de uma Câmara "ranzinza", com as mesmas "caras" há anos e anos... Somente com uma nova Câmara será possível rejuvenescer a nossa cidade, e assim, quem sabe, realmente fazer jus ao slogan do 4º centenário: "à frente do seu tempo"!
Preparei uma enquete para você participar! Vote, comente! AQUI, o jovem tem vez!

4 comentários:

Anônimo disse...

Eduardo, uma sugestão: por que não aliar a vocação histórico-cultural da cidade com o entretenimento para os jovens? Por exemplo, shows com um apelo mais "refinado" - MPB, samba, bossa-nova - combinados com oficinas em que há discussões sobre as origens, as características e a situação atual desses ritmos, tudo promovido em um local histórico da cidade, como a praça do Carmo, por exemplo. Da mesma forma, sessões de cinema brasileiro podem ser promovidas seguindo a mesma sistemática. Exposições de arte, também! Para aqueles que curtem baladas eletrônicas, sertanejo universitário, pop rock etc., podemos incentivar e dar oportunidade a nossos artistas regionais, e em vários locais da cidade alternadamente (Centro, Aeroporto, Cidade Nova, São Luiz etc.). Obrigado!

Anônimo disse...

Gosto das suas ideias, Eduardo! Você é filiado a algum partido político? Em caso positivo, qual?

Unknown disse...

Caro Eduardo

Respeito sua opinião, concordo em alguns pontos, más, é preciso fazer uma pesquisa mais detalhada para conhecer melhor esse publico jovem e saber o que eles realmente pensam sobre entretenimento.

Anônimo disse...

Du muito interessante e algo pra se pensar tambem, fazemos manifestaçoes para tanta coisa e para algo em nosso favor acabamos deixando de lado ....
continue assim ...