terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Enquanto isso, na Câmara...

Este é o primeiro episódio da saga "Enquanto isso, na Câmara...".
E, como começo de ano é ideal para fazermos análise do ano anterior, nada mal fazer uma da atuação dos vereadores ituanos em 2010.
Das 1.093 proposituras, 520 foram de moções, ou seja, quase 50% do "trabalho" dos nobres edis.
Mas... o que é uma moção? Segundo o "Aurélio", moção é uma proposta apresentada em uma assembléia deliberativa por um dos seus membros com a finalidade de apoiar, congratular, parabenizar ou dar pêsames às pessoas que ocupam relevantes posições no Município, Estado ou País. Pois bem! Então podemos dizer que, na prática, metade do ano, os vereadores ficaram dando votos de louvor e congratulação.
Isso, amigos, não é opinião, é estatística! É só ir à Câmara Municipal para comprovar!
Mas, tudo bem... não há nada a fazer pela cidade mesmo, né... não é necessário leis de incentivo, de descontos, de benefícios à população; nada a criar, nada a fiscalizar, nada a emendar... nada, nada... Está tudo ok!
Acho que um bom vereador, quando não tem nada a criar, a fiscalizar, enfim, a fazer... poderia muito bem fazer uma visitinha à outras cidades, pesquisar em sites de outras câmaras sobre leis que deram certo em outras cidades com a finalidade de trazer para a nossa benefícios à população. Afinal, o que é bom deve ser copiado! Existem tantas coisas, tantas idéias que podem ser feitas, mas... não adianta escrever, falar... certas coisas não se ensina... é preciso ter iniciativa, é preciso ser da própria natureza da pessoa, né...; ATITUDE! Essa é a palavra!
Fiquemos calmos! 2011 chegou! E com o novo ano, chega também a esperança de novos trabalhos, novas idéias... novos nomes de ruas, praças, novas moções, novos títulos... afinal, ainda temos muitos vultos, muitos ícones da sociedade ituana a serem homenageados, como Bruno e Marrone, Ronaldo "Fenômeno"... dentre outros... Enfim, muito "trabalho"!
Êta 2012 que não chega logo... rsrs

3 comentários:

Lina disse...

Interessante ver como fazem das nossas ruas verdadeiros "queijos suíços", as avenidas não ficam prontas nunca, é um faz, quebra, e faz de novo.... e mesmo assim, quantos buracos... novos, antigos...e históricos...
Falta planejamento,e como você disse... falta fiscalização para cobrar as concessionárias e contratados.

Anônimo disse...

O problema é que o eleitor vota e depois não fiscaliza quem elegeu. Se vc perguntar por ai, capaz de muitos nem lembrarem em quem votou.
Se houvesse fiscalização por parte do povo mais de 80% dos nossos vereadores não estariam lá hoje! Outra coisa que deve mudar, e urgente, é que não existe oposição, a câmara é praticamente chapa única, e isso dificulta demais o trabalho de um ou dois vereadores que ainda tentam fazer algo útil.
Enquanto o povo continuar elegendo os mesmos, teremos sempre mais do mesmo... ou seja, NADA!

Anônimo disse...

As moções fazem parte do cotidiano de toda Câmara Municipal. Portanto, não surpreende tanto a quantidade de moções apresentadas na Casa Legislativa ituana. Por outro lado, como você bem coloca, Eduardo, há muito coisa para ser feita ou melhorada, e não falo de congralutar cantores ou jogadores de futebol, mas, sim, aprimorar os serviços públicos municipais, racionalizar a Administração Pública, desenvolver projetos sócio-ambientes, enfim, você bem sabe. Parabéns por chamar a atenção da comunidade para essa característica da Câmara ituana.