segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Falta de água em Itu


No Brasil, segundo a Agência Nacional de Águas, 55% dos municípios podem ter problemas com o abastecimento de água até 2015. Com certeza, Itu é um deles.
Nesta sexta-feira, a Concessionária Águas de Itu, divulgou um comunicado oficial informando que o índice pluviométrico da cidade está bem abaixo do esperado e, por isso, um esquema de racionamento precisará ser implantado nos bairros atendidos pelo reservatório Itaim - o que opera com níveis mais baixos no momento.
"Esta região está atravessando um dos mais longos períodos de seca de sua história recente: em 2011 choveu apenas 44,4 % do normal.
Investimentos de dezenas de milhões de reais que a Águas de Itu tem realizado nos últimos quatro anos, tanto na exploração de novas fontes (poços artesianos e parcerias com fornecedores de água), como na ampliação da capacidade de armazenamento superficial (reservatórios), levaram a aumento da oferta de água para a população da ordem de 51%;
Mesmo assim, houve a necessidade de se adotar medida excepcional de racionamento em parte da região oeste...", segundo informativo oficial da concessionária.
Acredito que a Águas de Itu teve uma grande sorte desde que assumiu os serviços de água e esgoto em Itu. Digo isso, pois, em 2008, 2009 e 2010 não houve uma estiagem tão grande como deste ano. Ou seja, diante do cenário favorável, a Águas de Itu não acreditou que o problema de falta de água aqui era grave. Se desde o começo da concessão houvesse estiagem, aposto que a concessionária teria se preocupado mais em investir na capacidade de armazenamento. Quem sabe agora, com essa estiagem, a concessionária "abra o olho" e faça maiores investimentos em reservatórios. Afinal, um dos maiores objetivos da concessão foi a solução para a falta da água em Itu. Agora, se a solução ainda não veio, fica difícil, né...
A Prefeitura, quando do contrato de concessão, fez tudo certinho: implantou uma Agência Reguladora para fiscalizar e punir a concessionária. Agora, a Agência tem que se mover! Especialmente em uma época dessas de estiagem. É agora é que vai se tirar a "prova real" se a concessionária fez investimentos ou não.
Agência Reguladora, vamos cobrar o que está no contrato!

Um comentário:

Anônimo disse...

Falae!!! Você é um cara voltado a política, mas não vi você participando do protesto contra a falta de água...