quarta-feira, 22 de junho de 2011

Corpus Christi em Itu


Nesta quinta-feira, dia 23 de junho, acontece a tradicional procissão de Corpus Christi (Corpo de Cristo).
As principais ruas do centro da cidade são enfeitadas com serragens coloridas, cal, pó de café, casca de ovo, tampinhas de garrafas, palha de arroz e flores.
A celebração de Corpus Christi surgiu na Idade Média e acontece na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, segundo o calendário católico.
É uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorado no país desde a chegada dos portugueses.
A tradição de fazer o tapete com folhas e flores vem dos imigrantes açorianos. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares onde chegaram seus imigrantes, como por exemplo Florianópolis.
O barroco enriqueceu esta festa com todas as suas características de pompa. Em todo o Brasil esta festa adquiriu contornos do barroco português. Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, música, expressões de grandeza.
A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
Em Itu, a procissão acontece há cerca de 46 anos, passando pela rua Rua Barão do Itaim, Praça da Independência, Rua Floriano Peixoto, Praça Padre Anchieta e Rua Paula Souza, tendo destino final na Igreja da Matriz N. S. Candelária.
A arte dos tapetes é feita por jovens, artistas e voluntários de todas as Paróquias de Itu.
Esse ano, por determinação do novo Bispo Diocesano, Dom Vicente, a procissão que todos os anos tem uma edição na Cidade Nova, ocorrerá apenas nas ruas do centro da cidade de Itu.
Fica aqui, então, o convite a todos os jovens da região da Cidade Nova a se deslocarem até o centro de Itu e juntarem-se à nós na confecção dos lindos tapetes para a passagem da procissão do Corpo de Cristo.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

SWU em Itu. Bom ou ruim?


O Festival SWU, evento de música e sustentabilidade realizado ano passado em Itu, reuniu 164,5 mil pessoas. Mais que a população da cidade. Esse ano, entretanto, nossa cidade tem uma concorrente para sediar o mega evento: Paulínia.
Em 2010, hotéis, campings, taxistas, comerciantes, hipermercados e ambulantes, todos ficaram cheios de serviço! Até residências comuns foram alugadas para abrigar os visitantes. Enfim, tudo lotado!  Em contrapartida, a imagem da cidade para o mundo foi simplesmente fantástica! Nas principais mídias, como Globo, UOL e toda a internet, só se falava em Itu. Aumento da receita da cidade. Só de ISS foram arrecadados cerca de 1 milhão de reais (e parabéns ao prefeito, pois acho que tem que ser cobrado imposto sim!). Sem contar que aqueles que ganharam para trabalhar no evento, teoricamente, gastaram todo o dinheiro aqui mesmo. Bom para todo o comércio ituano.
Portanto, pontos negativos e positivos para a cidade. Restam, agora, algumas questões: na verdade, o SWU foi bom ou ruim para Itu? Compensaria sediar a edição 2011? Será que não seria ideal uma melhor formatação de preparação da nossa cidade para receber o mega evento? Ou seria um desperdício deixar o festival ir para outra cidade? Será que nossos vereadores se importaram de verdade com o mega evento em nossa cidade? Bom, a única coisa que comento é que enquanto tivermos em nossa cidade os mesmos vereadores de sempre, Itu não vai crescer o quanto merece. Estes mesmos nunca darão ouvidos aos eventos e atitudes dos jovens!
A coletiva do festival que aconteceria nesta quarta, dia 08 de Junho foi adiada. A organização do SWU informou uma nova data, dia 28 de Junho, dia em que, finalmente, saberemos onde o será a edição 2011 do festival.
Deixo aqui o espaço para vocês comentarem. Ao lado, deixei uma enquete para vocês responderem: "Na sua opinião, como foi o SWU 2010 para a nossa cidade?". Participem! Até o próximo post!